Bnei Noach


Todo gentio justo que seguem as 7 leis Noéticas são Bnei Noach.

Introdução aos povos

A Torah enumera 70 descendentes de Noé [Noach נֹחַ] após o Grande Dilúvio no capítulo 10 de Gênesis e finaliza com os seguintes dizeres:

Estas são as famílias dos filhos de Noé segundo as suas gerações, nas suas nações; e destes foram divididas as nações na terra depois do dilúvio. (GÊNESIS, 10:32).

A partir daqui, os sábios aprendem que a humanidade compreende 70 nações, cada uma com sua própria língua, como podemos ver mais adiante no capítulo 11:

[...] E disse o Senhor: “Eles são um só povo e falam uma só língua [...]. Venham, desçamos e confundamos a língua que falam, para que não entendam mais uns aos outros”. Assim o Senhor os dispersou dali por toda a terra (GÊNESIS, 11:6-8)

Goyim

Todos os não-judeus são chamados de goyim, que em uma tradução literal seria "povos", porém, em uma tradução mais realística do seu uso entre as comunidades Judaicas seria "estrangeiros", "não-judeus" e "pagãos".

Esse termo serve de diferenciação entre os Judeus e o resto do mundo. Assim como é em outras culturas, por exemplo, aqueles que não creem em nenhum tipo de Divindade são chamados de Ateus e aqueles que possuem práticas diferentes da religião Cristã são chamados de Pagãos, isso é, ao menos no mundo ocidental.

Porém, um Ben Noach (singular) que também é um não-judeu deixa de ser chamado pelo termo Goy (singular), pois acaba entrando em outra categoria da religião Judaica.

Bnei Noach

Desses 70 povos que saem de Noé, eles recebem 7 leis Noéticas Clique Aqui para ler. Aqueles que as seguem são conhecidos como Bnei Noach (filhos de Noé) na comunidade Judaica, pois seguem os preceitos que receberam de D'us no início da humanidade.

Por possuírem a mesma fé que os Judeus e seguirem as 7 leis Noéticas, entram nessa categoria da religião Judaica. Porém, por não terem nascido com sangue Judeu ou não terem feito a conversão Judaica eles não são considerados Judeus. Em outras palavras, se perguntado qual a religião de um não-judeu com status de Bnei Noach ele pode simplesmente dizer que é Monoteísta e que acredita no D'us do povo Judeu.


Tornar-se um Bnei Noach ou se converter ao Judaísmo?

No que diz respeito a se tornar um Bnei Noach observante ou se converter ao Judaísmo, esses são dois caminhos muito diferentes. Além das diferenças óbvias, há a questão da jurisdição legal. Um convertido pretende estar sob a autoridade completa do tribunal judaico, conforme interpretado pelo sistema judiciário.

Um Bnei Noach deve colocar-se sob a autoridade das cortes de sua nação e ser um bom cidadão. Assim como um convertido deve buscar o bem-estar da nação Judaica.

[...] O teu povo será o meu povo e o teu Deus será o meu Deus! (RUTE, 1:16)

No Talmud (Bava Kama 38a), está escrito que, assim como os Judeus, os Bnei Noach também foram enviados ao exílio porque não cumpriram com sua parte do pacto, então eles também têm uma missão e um propósito neste mundo.

Diferença: Judeus e Bnei Noach

Enquanto um Judeu possui 613 mandamentos, um Bnei Noach possui 7. Por quê? Simples, o povo Judeu foi escolhido para uma missão em específico enquanto os outros povos receberam outra.


Como se tornar um Bnei Noach?

Tornar-se um Bnei Noach observante das 7 leis é ter a certeza de uma 'porção no mundo vindouro', entrando em uma aliança com D'us, da qual o povo Judeu também faz parte.

É preciso lembrar que, ao contrário da 'conversão' ao cristianismo ou ao islamismo, a declaração para Bnei Noach não é um processo de conversão - não é marcada com algum direito de passagem, nem com algum interrogatório de dogma ou crença adequada - ao contrário, é uma declaração de intenção de defender as sete leis e seus detalhes. Os requisitos são geralmente considerados:

  1. Entrar no Pacto de Noé (decidir ser uma boa pessoa)
  2. Seguir os mandamentos de D'us (manter as sete leis)
  3. Tornar-se parte de um dos sistemas jurídicos dos 'setenta' (necessário para a sétima lei)
  4. Aceitar a interpretação rabínica das escrituras. (manter as leis acima pelas razões certas)

Depois de dar esse passo, o 'tamanho' da sua porção no mundo vindouro é determinado pela oração, arrependimento, boas ações e bom caráter. Isso pode soar muito semelhante ao ensino de outras religiões, particularmente dentro da tradição Abraâmica, e deveria ser assim. O judaísmo ensina que a aliança de Noé é a base de qualquer sociedade e religião adequadas.

De acordo com o Tribunal de Jerusalém para Bnei Noah, para alcançar o status formal, um não-judeu hoje deve fazer uma declaração perante um Bet din dos judeus. De acordo com muitas autoridades, há valor na declaração de uma pessoa perante um tribunal rabínico de que ela aceita e assume as mitsvot de Bnei Noach. Portanto, cabe aos Beis din aceitar tais declarações de quase qualquer pessoa que as queira fazer. 

Declaração

As declarações para tornar-se em um Ben Noach reconhecido pelas comunidades Judaicas são feitas em um Bet din (casa do julgamento) composto por três sábios. A declaração que será usada toma por base a seguinte redação, feita por Maimônides:

Para ser um Chasidei Umos HaOlam, Gentio Justo:

  1. Eu aceito - a autoridade de D'us em dar
  2. Os sete mandamentos - que são: #1 Proibição de Idolatria #2 Proibição de Blasfêmia #3 Proibição de Roubo #4 Proibição de Assassinato #5 Proibição de Relações Sexuais Ilícitas #6 Estabelecer Tribunais de Justiça #7 Proibição de comer qualquer parte de um animal ainda vivo.
  3. Terei cuidado - em todas as suas subdivisões e detalhes, incluindo as leis dos tribunais.
  4. Para realizá-los - para viver minha vida de forma a não quebrar essas leis.
  5. Porque eles foram mandados por D'us - eu reconheço o componente espiritual dessas leis, incluindo a recompensa espiritual e punição.
  6. Revelado a nós pela mão de Moshe Rabbenu - através da tradição rabínica.
  7. Que fomos previamente ordenados - reafirmando a antiga lei e aliança

Para ser um Ger Toshav, Gentio que vive em Israel

  1. Eu aceito [essas leis] sobre mim mesmo na frente de três juízes - eu reconheço e submeto à autoridade deste tribunal.
  2. Aqui e em todos os lugares - afirmação para o rabinato local e no mundo.

A redação usada em cada Bet Din difere muito, por exemplo, o Tribunal de Jerusalém para Bnei Noach usou uma declaração semelhante a esta:

"Eu juro minha lealdade a HaShem, D'us de Israel, Criador e Rei do Universo, a Sua Torá e seus representantes, este tribunal rabínico. Eu, por meio deste, prometo defender as Sete Leis de Noé em todos os seus detalhes, de acordo com a Lei Oral de Moisés sob a orientação desta corte rabínica. Que HaShem me abençoe e ajude, e todos os B'nai Noach em todos os nossos esforços por causa de Seu nome. Bendito sejas Tu D'us, Rei do universo, que me fez viver, me sustentou e me trouxe até este dia".


Referência

THE JERUSALEM POST. Who knows 70? I know 70!. Disponível em: https://www.jpost.com/opinion/unto-the-nations-who-knows-70-i-know-70-550111. Acesso: 25/09/2021

CHABAD. Por que 70 é epecial? . Disponível em: https://pt.chabad.org/library/article_cdo/aid/4639316/jewish/Por-Que-70-Especial.htm. Acesso: 25/09/2021

WIKI NOAH. How to become a Noahite. Disponível em: http://www.wikinoah.org/en/index.php/How_to_become_a_Noahite. Acesso: 27/09/2021

0 Comentários

Postar um comentário

Enviar um comentário (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem