Lei Mosaica


D'us dá ao povo judeu 613 mandamentos. 10 destes estão escritos nas tábuas de pedra.

Introdução

A Lei Mosaica, contida na Torá (os cinco primeiros livros de Moisés), compreende os mandamentos dados por Deus ao povo judeu. Esses mandamentos podem ser categorizados em três tipos principais de leis:

  • 7 Leis Noéticas - Leis que foram dadas aos gentios (não-judeus) no início do mundo.
  • 10 Mandamentos - D'us escreveu em duas tábuas 10 mandamentos e as entregou para Moisés no Monte Sinai. Estes mandamentos foram dados após a saída do povo Judeu do Egito.
  • 613 Mandamentos - É a totalização de todas as leis dadas por D'us na Torah. Tudo que D'us proferiu na voz ativa é entendido como lei.

De acordo com a tradição judaica, como expresso na Tanakh e nos escritos talmúdicos, Deus conferiu ao povo judeu 613 mandamentos, ou mitzvot. Esses mandamentos são tratados com igual importância, fundamentados na crença de que os seres humanos não têm a capacidade de discernir quais mitzvot são mais significativos aos olhos do Criador. O Pirkei Avot, uma parte essencial da Mishná, ressalta esta ideia:

Seja tão meticuloso ao cumprir um mitzvah 'menor' quanto um 'maior', pois você não sabe que recompensa receberá por diferentes mitzvot (Pirkei Avot 2:1)

Persiga um mitzvah 'menor' como faria com um 'importante' e fuja da transgressão, pois realizar um mitzvah conduz a outro, e cometer uma transgressão leva a outra; e porque a recompensa por um mitzvah é um mitzvah, e o castigo por uma transgressão é uma transgressão (Pirkei Avot 4:2).

7 Leis Noéticas

Os Bnei Noach, ou "Filhos de Noé", referem-se a todos os não-judeus, ou gentios, sob a perspectiva judaica. De acordo com o judaísmo, os Bnei Noach são obrigados a seguir as Sete Leis Noéticas, um conjunto de mandamentos morais universais dados por Deus a Noé após o Dilúvio, conforme narrado na Torá. Estas leis servem como um código moral básico para a humanidade e são vistas como os deveres fundamentais dos não-judeus. As Sete Leis Noéticas incluem:

  1. Não adorar falsos deuses (Proibição contra idolatria).
  2. Não blasfemar (Proibição contra blasfêmia).
  3. Não cometer assassinato (Proibição contra assassinato).
  4. Não roubar (Proibição contra roubo).
  5. Não praticar imoralidade sexual (Proibição contra imoralidade sexual).
  6. Não comer carne de animal ainda vivo (Proibição contra comer carne de animal ainda vivo).
  7. Estabelecer sistemas de justiça (Obrigação de estabelecer leis e tribunais para manter a ordem).

No Talmude, mais especificamente no Tratado Sanhedrin (56b), discute-se a obrigação dos não-judeus em aderir a essas leis. O Talmude explica que qualquer não-judeu que segue estas leis por reconhecê-las como divinamente ordenadas é considerado "justo entre as nações" e tem uma parcela no mundo vindouro.

Estas leis são vistas como um guia para uma vida moral e ética, assegurando um mundo harmonioso e justo. A adesão a essas leis é frequentemente interpretada como um meio pelo qual os não-judeus podem alcançar a espiritualidade e uma conexão com Deus, sem necessariamente adotar todas as mitzvot (mandamentos) específicas do judaísmo.

Para saber mais sobre as leis noéticas e todas suas ramificações, leia nosso tópico específico (Clicando Aqui).

10 Mandamentos

Os Dez Mandamentos são uma passagem fundamental na Bíblia Hebraica, encontrados em duas partes do Pentateuco: Êxodo 20:1-17 e Deuteronômio 5:6-21. Estes mandamentos são apresentados como tendo sido dados diretamente por Deus a Moisés no Monte Sinai. As duas versões são quase idênticas, mas existem algumas diferenças, sendo a versão em Deuteronômio um pouco mais extensa, ou seja, é uma recapitulação dos eventos e leis.

Referente aos textos rabínicos, os "Dez Mandamentos" são conhecidos como Aseret ha-Dibrot. As palavras d'varim e dibrot derivam da raiz hebraica Dalet-Beit-Reish, que significa 'palavra', 'falar' ou 'coisa', portanto, são mais precisamente traduzidas como as 'Dez Declarações' ou 'Dez Enunciados', e não como 'Dez Mandamentos'.

O Talmude (Tratado Makkot 23b-24a) discute a ideia de que os Dez Mandamentos são representativos de todos os mandamentos da Torá. Rabi Simlai ensina que Moisés recebeu 613 mandamentos no Sinai, 365 proibições correspondentes aos dias do ano solar e 248 mandamentos positivos correspondentes aos membros e órgãos do corpo humano. Ele continua explicando como os 613 mandamentos podem ser resumidos nos Dez Mandamentos, e depois ainda mais em princípios fundamentais apresentados por vários profetas, culminando na famosa declaração de Habacuque: "Mas o justo viverá pela sua fé" (Habacuque 2:4).

A tradição judaica sustenta que, embora os Dez Mandamentos sejam centrais, eles são parte de um sistema muito maior de leis e ensinamentos que juntos formam o coração da ética e prática judaica. Veja a lista dos 10 mandamento a seguir:

  1. Eu sou o Senhor, teu D-us, que te libertou da terra do Egito, da casa da servidão.
  2. Não terás outros deuses diante de minha presença. Não farás para ti imagem esculpida, nem nada semelhante ao que há nos céus acima, ou na terra embaixo, ou na água debaixo da terra. Não te prostrarás diante deles nem os servirás; pois Eu Sou o Senhor, teu D-us – um D-us zeloso, que visita as iniqüidades dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração dos que aborrecem. Mas mostrarei bondade para centrenas de gerações àqueles que Me amarem e cumprirem Meus mandamentos.
  3. Não jurarás pelo nome do Senhor teu D-us em juramento vão; pois D-us não absolverá ninguém que use Seu nome em vão.
  4. Lembra-te do dia de Shabat, para o santificá-lo. Por seis dias deverás trabalhar e cumprir todas tuas tarefas, mas o sétimo dia é Shabat de teu D-us; não deves fazer nenhum trabalho – tu, teu filho, tua filha, teu servo, tua serva, teu animal, e o peregrino que estiver dentro de teus portões – pois em seis dias D-us fez os céus, a terra, o mar e tudo que neles está, e Ele descansou no sétimo dia. Por isso abençoou o dia de Shabat, e o santificou.
  5. Honrarás teu pai e tua mãe, para se prolonguem teus dias sobre a terra.
  6. Não cometerás assassinato.
  7. Não cometerás adultério.
  8. Não cometerás furto.
  9. Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.
  10. Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, e seu servo, e sua serva, e seu boi, e seu asno, e tudo que seja teu próximo.

Os Dez Mandamentos foram esculpidos em duas tábuas de pedra em um formato específico. É possível ler os mandamentos de cima para baixo em cada tábua individualmente, ou então de forma transversal, passando de uma tábua para a outra. Esta interpretação do Midrash estabelece uma ligação entre os mandamentos, sugerindo uma ordem e uma relação entre eles que vai além da sequência numérica simples.

TÁBUA 1 TÁBUA 2
1. Eu sou o Senhor, teu D'us... 6. Não matarás.
2. Não terás outros deuses... 7. Não cometerás adultério.
3. Não tomarás o nome do Senhor, teu D'us, em vão... 8. Não furtarás.
4. Lembra-te do dia de sábado, para o santificar... 9. Não dirás falso testemunho...
5. Honra teu pai e tua mãe... 10. Não cobiçarás a casa do teu próximo...
A Simetria dos Dez Mandamentos

Mandamentos 1 e 6: Todo ser humano é criado à imagem de D'us, então o assassinato é um insulto ao Criador.

Mandamentos 2 e 7: Quando alguém adora uma divindade diferente de D'us, isso é semelhante ao adultério. Deus é nosso cônjuge amoroso (e muito mais).

Mandamentos 3 e 8: Uma pessoa pode sentir que roubar é apenas entre ela e a vítima, mas também é um crime contra Deus, cujo nome acabará sendo falsamente invocado.

Mandamentos 4 e 9: Ao guardar o Shabat, testemunhamos que D'us criou o mundo em seis dias e descansou no sétimo. Quando alguém desconsidera o Shabat, ele testemunha falsamente sobre a origem divina do universo.

Mandamentos 5 e 10: A justaposição da inveja e do honrar aos pais nos diz que aquele que cobiça o que não é seu acabará por gerar um filho que amaldiçoa seus pais e honra outros no lugar deles.

613 Mandamentos

Na tradição judaica, conforme discutido no Talmude, as 613 leis, ou "Mitzvot", representam um pilar central da vida e prática judaicas. Esses mandamentos são derivados da Torá, os cinco primeiros livros da Bíblia Hebraica, e são considerados os preceitos divinos dados a Moisés no Monte Sinai. As 613 leis, ou mitzvot, no judaísmo podem ser resumidas em duas categorias principais:

No Talmude, especificamente no Tratado Makkot (23b-24a), o rabino Simlai articula a concepção das 613 mitzvot, enfatizando sua origem divina e importância. Essas leis abrangem uma vasta gama de aspectos da vida, desde rituais religiosos e práticas de culto até leis éticas e sociais. Elas são vistas como um caminho para viver uma vida em harmonia com a vontade divina, conduzindo a uma relação mais profunda com Deus e com a comunidade.

  • Mandamentos Positivos (248 Mitzvot "Aseh"): Estes são os mandamentos que ordenam a realização de certas ações. Eles estão relacionados a uma variedade de práticas, como rituais religiosos (como a observância do Shabat e as festas judaicas), preceitos dietéticos (como as leis de cashrut), atos de bondade (como a caridade e a hospitalidade), e obrigações de oração e estudo.
  • Mandamentos Negativos (365 Mitzvot "Lo Taaseh"): Estes proíbem certos comportamentos e ações. Incluem proibições contra idolatria, assassinato, roubo, falso testemunho, várias formas de imoralidade sexual, e consumo de alimentos proibidos.

Cada um desses mandamentos tem suas raízes na Torá e são elaborados e interpretados pelos rabinos ao longo dos séculos, especialmente no Talmude. Eles abrangem todos os aspectos da vida judaica, desde a ética pessoal até as leis civis e criminais, e desde as práticas diárias até os rituais mais sagrados. Para ver esta extensa lista de leis (Clique Aqui).


Referência

JUDAISM 101. A list of the 613 mitzvot (Commandments). Disponível em: https://www.jewfaq.org/613.htm. Acesso: 23/09/2021

JUDAISM 101. Aseret ha-Dibrot: The "Ten Commandments". Disponível em: https://www.jewfaq.org/10.htm. Acesso: 23/09/2021

CHABAD. 10 Mandamentos. Disponível em: https://pt.chabad.org/library/article_cdo/aid/666858/jewish/10-Mandamentos.htm. Acesso: 23/09/2021

FANDOM. 613 mitzvot. Disponível em: https://judaismo.fandom.com/pt-br/wiki/613_mitzvot#Obras_que_enumeram_os_mandamentos. Acesso: 23/09/2021

CAFÉ TORAH. 613 Mandamentos por Maimônides. Disponível em: https://cafetorah.com/613-mandamentos-por-maimonides/. Acesso: 25/09/2021

0 Comentários

Postar um comentário

Enviar um comentário (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem